domingo, 9 de novembro de 2014

1 Ano Sóbria: A Jornada Começa Agora

Começa hoje, dia 09 de novembro de 2014 a minha jornada pelo mundo da sobriedade. Não sei se sou o que chamam de alcoólatra de fim de semana, mas passar uma sexta-feira sem me atracar com uma garrafa de vinho tem sido uma das coisas mais difíceis pra mim. Sexta, sábado, quem sabe domingo... ah, no meio da semana... quando fico triste, quando estou alegre, quando estou melancólica, eufórica, ansiosa, puta da vida, com saudade, com raiva, com amor, com tesão, com dinheiro, sem dinheiro, em casa, na rua, sozinha, acompanhada... tudo é motivo para beber uma garrafa inteira ou até mais. Outro dia me peguei pensando que a dose ideal são duas taças. Claro que não consigo tomar apenas isso, mas me peguei pensando na sensação de prazer, na paz interior, no coração transbordando de amor que eu sinto com duas tacinhas. Cheguei a pensar que eu seria uma pessoa melhor se bebesse duas taças de vinho todos os dias antes de sair de casa pra socializar com o mundo.

TENSO.

Claro que não vou fazer isso, até porque, como não consigo ficar em apenas duas taças, eu beberia uma garrafa toda manhã!

TENSO (2)

Cresci numa família boêmia. Aquele axé da Bahia, com muita música, farra das boas. Meu primeiro porre foi antes dos 15 anos. Nossa, quando lembro disso, fico passada! Muito cedo! Estava eu vomitando as tripas no banheiro quando meu pai aparece tocando violão: "Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não..." Foi tipo um rito de passagem, um batizado da boemia e da baianidade nagô. Lembro disso tudo com muita alegria, claro, mas a verdade é que passei a vida inteira muito envolvida com o álcool. É quase impossível encontrar uma foto minha em uma festa sem um copo de cerveja na mão, impressionante.

Sim, eu quero me limpar, me energizar, ter um estilo de vida mais saudável, emagrecer, quero tudo isso. Mas o que me motivou a criar este blog não foi só isso. Eu quero registrar a minha jornada porque sei que vou descobrir um novo mundo. Um mundo onde não há possibilidade de fuga para os meus problemas. Vou enxergar a dor, vou olhar para as mágoas de frente e perguntar o que elas estão fazendo aqui. Depois vou mandar a negatividade embora.

O primeiro dia da jornada começou num domingo de churrasco e piscina. São oito horas da noite e eu estou aqui, sóbria, bebendo um chá de maçã com canela e escrevendo. Não é lindo? Se fosse um tempo atrás, estaria jogada na cama bêbada com o biquíni molhado, talvez na cama de alguém que não me interessa... não que isso seja ruim, pra falar a verdade senti até saudade, mas vamos lá, bola pra frente que essa experiência vai ser antropológica! Voltando ao churrasco... foquei nas crianças! Brinquei na piscina e me diverti muito! Depois, descobri um pé de acerola carregado e comi as frutas direto do pé. E estou aqui inteira, amanhã vou acordar disposta pra trabalhar, sem ressaca. Achei o meu dia produtivo e alegre. Estou muito feliz. :)

Por hoje é isso aí. Curtam a página do facebook e me acompanhem, vai ser divertido. Todo domingo, um texto fresquinho.
1 Ano Sóbria.
Só mais um dia.
Axé.

https://www.facebook.com/1anosobria

2 comentários:

  1. Tati, adorei seu texto e principalmente sua iniciativa. Desejo que você colha muitos frutos nessa jornada, começou com a acerola né!? Vou acompanhar seu blog e torcer sempre para o seu sucesso! Bjs e Boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rebeca linda!
    Fico muito feliz com o seu apoio e amizade.
    P.s. verão taí, bora marcar aquela praia sem cerveja ahahahahaha bjos

    ResponderExcluir